SERVIÇOS

 

Aparelho Ortodôntico Fixo

Aparelho Ortodôntico Fixo

A Ortodontia é a especialidade da Odontologia relacionada ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, dosarcos dentários e da mordida, ou seja, disfunções dento-faciais.

A ortodontia pode ser dividida em aparelho ortodôntico fixo (combraquetes e bandas coladas aos dentes) e removí­vel (aparelhos removí­veis). No adulto, quando as bases ósseas estão muito discrepantes, indica-se a cirurgia ortognática. Na criança em desenvolvimento estas discrepâncias podem ser tratadas com aparelhos fixos e em outro casos com aparelhos ortopédicos.

O aparelho é ativado mensalmente, trocam-se os fios por outros de diâmetro cada vez maior, para que se possa obter movimentos cada vez mais precisos.

Não existe impedimento no uso de aparelho por causa da idade, a limitação no uso do aparelho está na saúde geral e, especialmente, na saúde óssea dos maxilares. A limitação pode ocorrer em qualquer idade. Vale lembrar também que os aparelhos ortodônticos fixosnecessitam de alguns cuidados como evitar comer alimentos com muita fibra ou duros, manter sempre uma boa higienização, etc.

A maioria das pessoas imagina que a correção de dentes deve ser feita na adolescência, porém, o melhor é que uma primeira avaliação seja feita nos dentes de leite por volta dos 4 e 5 anos. Na Clí­nica Odontológica Adil temos uma Especialista em Odontopediatria para avaliar e direcionar para um de nossos mais competentes Ortodontistas. Cuidando desde cedo, previnem-se diversos problemas, como tratamentos longos, extração de dentes, doenças periodontais e cirurgias corretivas no futuro. São sinais da necessidade de tratamento ortodôntico:

Dentes não alinhados;
Dente de leite retido, isto é, não cai e o permanente não nasce;
Ausência de algum dente;
Dentes que nascem no lugar errado: no céu da boca, ao lado da lí­ngua, girados, encavalados;
Mordida aberta: a criança fecha a boca e os dentes da frente não se tocam (normalmente devido ao uso prolongado de chupeta ou ao hábito de chupar o dedo);
Mordida cruzada: os dentes de cima ficam para dentro dos de baixo ao fechar a boca;
Dificuldades na deglutição: a criança faz careta, gestos ou contrai a boca para engolir;
Alterações ósseas: queixo muito para frente ou para trás;
Respiração pela boca: muitas vezes decorrente do hábito de chupar o dedão;

Dúvidas Frequentes

1. O que é tratamento ortodôntico?

um tratamento que tem como objetivo corrigir o mau posicionamento dentário e/ou estruturas ósseas, trazendo um perfeito equilí­brio dento-facial ao paciente. A escolha do aparelho a ser utilizado (fixo ou removí­vel), dependerá do tipo de problema a ser corrigido.

2. Quando procurar um ortodontista?

Não existe idade mí­nima, mas recomenda-se que as crianças sejam levadas para a consulta inicial com o ortodontista a partir do iní­cio da dentição de leite, por indicação de outro profissional ou por dúvida dos pais.

3. Existe limite de idade para utilizar o aparelho ortodôntico?

Não, desde que haja avaliação de um ortodontista. Além de corrigir a posição dos dentes, este auxiliará outras especialidades na obtenção de bons resultados.

4. Quais são os tipos de tratamento ortodôntico?

Os tratamentos ortodônticos podem ser divididos em:

Preventivo: Tem por finalidade evitar a instalação de má-oclusões, por exemplo, removendo hábitos como sucção de dedo ou colocação anormal da lí­ngua entre os dentes.

Interceptativo: Visa a correção de má-oclusões mais simples, evitando o aparecimento de problemas mais acentuados.

Corretivo: Tem o objetivo de tratar má-oclusões já instaladas, geralmente, mais graves, utilizando aparelhos fixos mais complexos.

Pré-protético: Tem por finalidade a movimentação de alguns dentes para possibilitar a confecção de próteses, implante, etc.

Orto-cirúrgico: Corrige problemas mais severos de má-oclusão, associando Ortodontia à  Cirurgia nos ossos da face.

5. Como manter o resultado do tratamento?

Deve-se utilizar as contenções conforme a orientação do ortodontista.

Contenções: Removí­veis ou fixas, são aparelhos passivos que visam manter o resultado do tratamento, evitando que os dentes saiam da posição correta.

6. O que é necessário para iniciarmos o tratamento ortodôntico?

São solicitados exames auxiliares como a documentação ortodôntica (radiografias, fotografias e modelos) para o profissional ter condições de realizar um correto diagnóstico e plano de tratamento.

7. Qual a duração de um tratamento ortodôntico?

O tratamento depende da severidade do problema, da idade, da resposta biológica do paciente e de sua colaboração.

8. Por que procurar um especialista?

O especialista é o profissional capacitado a executar o tratamento de forma segura.

9. O sucesso do tratamento ortodôntico depende somente do ortodontista?

Não, depende da perfeita integração entre: Profissional, paciente e responsável.

Pensando no bem estar do seu filho e de toda a sua famí­lia agende uma avaliação conosco.