Tratamento de Mucosites com Laser

A mucosite é uma reação tóxica inflamatória que afeta o trato gastrintestinal da boca ao ânus, que pode ocorrer por exposição a agentes quimioterápicos (quimioterapia) ou radiação ionizante (radioterapia). Normalmente, ocorre com freqüência em pacientes submetidos ao tratamento oncológico para os diversos tipos de tumores do trato gastrointestinal (boca, estomago, cólon, reto, etc) e leucemias. A mucosite bucal afeta 40% dos pacientes submetidos à quimioterapia padrão, 75% dos pacientes que estão recebendo altas doses de quimioterapia, 80% dos submetidos à transplante de medula óssea e 100% dos casos que estão recebendo radioterapia para câncer na região da cabeça e pescoço.

Na cavidade oral, a toxicidade dos tratamentos oncológicos sobre as células epiteliais levam à descamação porque há muito atrito na boca. Como a reposição celular está comprometida devido ao tratamento oncológico, que deixa o sistema imunológico comprometido, ocorre exposição do tecido conjuntivo subjacente, aonde se localiza os vasos sanguíneos, os vasos linfáticos e os feixes nervosos. O que causa dor intensa, ulcerações, dificuldade de alimentação e fala. Estas complicações exigem um uso de maior quantidade de antibióticos, aumento do período de internação e aumento do risco de bacteremia, que são as infecções.

As seqüelas potenciais da mucosite bucal é o aumento do risco de infecção local e sistêmica, comprometimento das funções bucais, faringeanas e sangramento. As lesões da mucosite causam dor intensa, o que afeta a qualidade de vida do paciente, além de prolongar o tempo de internação, aumentando os custos do tratamento oncológico. O que leva o paciente a ter distúrbios de sono, anorexia e perda de peso, além de estar associado com a náusea, vômito e diarréia.

Com o tratamento para a mucosite oral a Clínica Odontológica Adil realiza aplicação de laserterapia. O laser é de baixa intensidade e tem o efeito analgésico, anti-inflamatório e cicatrizante. Com as aplicações do laser as lesões demoram a se estabelecerem novamente, há um abrandamento dos picos de dor, um encurtamento da duração da mucosite bucal e redução da incidência das lesões. Também diminui os custos do tratamento por diminuir a ocorrência de internações e diminuir a duração das administrações de morfina.

A Clínica Adil também realiza atendimentos de pacientes em tratamento oncológico em ambientes hospitalares. Melhoramos a qualidade de vida dos pacientes que estão passando pelo tratamento de quimioterapia e/ou radioterapia com a solução de tratamento para as lesões de mucosites na boca.

Agende uma consulta e conheça o procedimento ou podemos ir ao Hospital realizar o tratamento.