SERVIÇOS

 

Reabilitação Oral

Reabilitação Oral

A reabilitação oral consiste em tratamentos de prótese e estética que visam recuperar ou melhorar a saúde bucal do paciente quando esta se encontra comprometida. A grande finalidade da reabilitação oral é restabelecer a função (que é a mastigação), a estética (a beleza dos dentes) e a saúde bucal (remover as infecções bucais). Uma dentição completa e bem articulada evita problemas na mandíbula e no maxilar, que podem se desenvolver em problemas maiores e mais complexos no futuro.

Há algum tempo atrás, tratar uma reabilitação oral exigia muita paciência do paciente e do dentista. Isto por que desenvolvíamos uma parte do tratamento e necessitávamos indicar outro colega especialista para realizar um outro tratamento, muitas vezes até em outro bairro, mais distante, dificultando sobremaneira a vida do paciente. Ficava difícil harmonizar e terminar o tratamento. Decidimos, então, reunir os colegas especialistas de diferentes áreas da Odontologia em um único lugar, dando, assim, mais comodidade ao paciente e otimizando o tratamento.

Portanto, hoje oferecemos ao paciente da Clínica Odontológica Adil o tratamento multidisciplinar, que consiste no atendimento realizado por um grupo de dentistas especialistas de área diversas, por exemplo, temos um dentista especialista no tratamento de canal, outro especialista no tratamento de gengiva, outro especialista em prótese e cirurgia, o especialista em ortodontia, a fisioterapeuta entre outros. Todos esses profissionais somando esforços com o objetivo de devolver a mastigação e a estética para o paciente. A importância é que cada paciente será avaliado por diversos profissionais e que cada um irá atendê-lo no momento correto, devido o entrosamento da equipe. Os benefícios são a rapidez e a comodidade para o paciente. A partir dessa avaliação criteriosa, a equipe multidisciplinar se reúne para planejar o tratamento a ser desenvolvido.

Os problemas mais recorrentes na saúde bucal dos brasileiros ainda são a cárie, a gengivite e a ausência de dentes. A falta de conhecimento por parte de paciente do que seja uma boa higiene oral e a pouca valorização que as pessoas em geral dão à sua saúde bucal.

Na Clínica Odontológica Adil realizamos uma avaliação minuciosa, e o primeiro passo é a tomada das radiografias (periapicais, panorâmicas e tomografias). Para tornar a avaliação clínica ainda mais criteriosa, os nossos profissionais contam com o auxílio de uma microcâmera intra-oral, que amplia em 60% a imagem, permite ao dentista, por exemplo, avaliar detalhadamente o dente, até mesmo a encontrar uma pequena infiltração ou a doença cárie em seu estágio inicial. Em seguida, faz-se um molde da boca para confeccionar os modelos de estudo que, instalados em um aparelho, irá reproduzir os movimentos naturais durante a mastigação.

A partir dessa avaliação, a equipe de profissionais da Clínica Odontológica Adil realizará o planejamento do tratamento. O primeiro procedimento é o tratamento com o periodontista que ensinará a maneira correta da higiene bucal. Em seguida, fará o tratamento da gengiva. O próximo passo é o tratamento de canal que, geralmente, é realizado em uma única sessão, adiantando, assim, o trabalho da prótese. Em paralelo, são realizados os tratamentos restauradores. Em alguns casos, é necessária a instalação de aparelhos ortodônticos, para posicionar os dentes corretamente, para depois serem instalados os implantes e suas coroas protéticas. Uma das últimas etapas será a cirurgia de extração seguida da instalação de implantes. Os implantes nacionais são de alta tecnologia e a qualidade dos implantes está ligada diretamente ao sucesso da cirurgia, sendo esta muito rápida e o implante de fácil instalação. É importante ressaltar que hoje, na equipe multidisciplinar da Clínica Odontológica Adil, contamos com apoio de uma profissional Fisioterapeuta que realiza, logo após a cirurgia, uma crioterapia para diminuição do trauma e do edema, com isso o paciente volta ao convívio social em 24 horas. Nos 3 dias seguintes ao da cirurgia, o paciente retornará à Clínica para realizar um tratamento de laserterapia que acelerará o processo de cicatrização. E a última etapa será a instalação de coroas protéticas sobre os implantes.