Clínico geral

Periodontia (Tratamento de Gengiva)

O tratamento de gengiva realizado na Clínica Odontologia Adil visa orientar o paciente sobre a importância da saúde da gengiva e os agravantes da falta de cuidados.

Na Clínica Adil você encontrará profissionais qualificados, exames adequados para o diagnóstico e equipamentos modernos de alta precisão na remoção de resíduos que ficam aderidos aos dentes, irritando a gengivas.

Na Clínica Adil o paciente receberá toda a orientação para o tratamento e para a manutenção de sua gengival saudável.

Quando o paciente detectar gosto de sangue ou visualizar, no ato da escovação, manchas de sangue, deve procurar o dentista imediatamente.

O paciente deve procurar o dentista para examiná-lo com uma freqüência adequada de 6 meses, a fim de avaliar o estado de saúde de dentes e gengivas. Com o objetivo de bem avaliar seus pacientes, a Clínica Adil, além do exame clínico visual, realiza, também sondagem e radiografias para se ter um diagnóstico preciso.

Os problemas que prejudicam a gengiva são vários, com, por exemplo: a falta de higiene, o fumo, escovas dentária inadequadas para o paciente, aperto excessivo das cerdas da escova na gengiva, alimentos muito quentes ou muito gelados, próteses e aparelhos mal adaptados ou mesmo não higienizados adequadamente, hábitos inadequados como colocar objetos pontiagudos entre os dentes, restaurações mal polidas junto à gengiva, doenças sistêmicas, bactérias, etc. Todos esses problemas citados provocam uma forte halitose (mal-hálito) prejudicando o convívio social.

A gengivite é a forma mais branda e reversível que afeta apenas as gengivas.

A doença periodontal é uma doença crônica, que atinge os tecidos de sustentação dos dentes, ou seja, o ligamento periodontal e cemento.

Apesar de ser provocada por bactérias, a maior parte dos danos causados por ela deve-se à destruição dos tecidos por agentes do próprio organismo, gerados durante a resposta ao ataque das bactérias. A maioria da população adulta sofre de algum tipo de doença periodontal: gengivite, periodontite crônica, periodontite agressiva, periodontite como manifestação de doença sistêmica e periodontite necrosante.

Diversas doenças têm demonstrado relacionar-se com a doença periodontal, tais como, doenças vasculares como o infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC); o diabetes e o nascimento de bebês prematuros de baixo peso. Pessoas que fumam podem ter até seis vezes mais risco de desenvolver doença periodontal.

É imprescindível manter a saúde periodontal sob controle. Hoje em dia, é cada vez maior o número de médicos que recomenda uma visita ao dentista como parte d protocolo de tratamento de cardiopatias e diabetes.

Consultas ao dentista devem ser realizadas com a freqüência adequada para cada indivíduo, definida pelo dentista, de acordo com a necessidade médica e odontológica do paciente.

Controles odontológicos bem ajustados são grandes instrumentos para a manutenção da saúde e da qualidade de vida.