Odontologia do Trabalho

A Odontologia do Trabalho tem como objetivo a busca permanente da compatibilidade entre a vida laboral e a preservação da saúde bucal do trabalhador. Ao mesmo tempo, verifica as condições do ambiente de trabalho e as substâncias químicas às quais os trabalhadores estão sendo expostos, direta e indiretamente, bem como investiga o risco de intoxicações decorrentes da atividade laboral e suas manifestações na mucosa bucal dos trabalhadores.
Tem um importante papel na prevenção de doenças gerais ou sistêmicas, considerando que o cirurgião-dentista deve ser capaz de realizar o diagnóstico precoce de doenças, ao identificar alterações iniciais nos tecidos bucais.

Absenteismo

Um trabalhador que sofre com dor de dente pode ter alteração de ordem psicológica, como a perda de concentração, facilitando a ocorrência de acidentes e erros técnicos; seu humor e comportamento são alterados, tornando-o mais propenso a discussões e intolerâncias. Tais problemas podem ser minimizados ou prevenidos com a implantação de programas de Odontologia do Trabalho.
O Empresário brasileiro ainda não se conscientizou a respeito da importância da Odontologia do Trabalho para a saúde dos funcionários e do próprio negócio.

Programa Odontologia Preventiva Ocupacional

Com o programa Odontologico Preventivo Ocupacional, a manutenção da saúde bucal dos trabalhadores garantida pelo trabalho do cirurgião-dentista dentro da indústria, ocorrerá a redução dos índices de absenteísmo, melhora na imagem da empresa no mercado, aumento da produção individual, redução da possibilidade de acidentes de trabalho e de doenças profissionais com manifestações bucais, reduzindo custos com procedimentos restauradores. O ganho na qualidade de vida dos trabalhadores terá como resultado o aumento dos lucros da empresa com o aumento da produção.

A Odontologia juntamente com outros profissionais da area da saúde pode assumir e contribuir com a qualidade da saúde dos trabalhadores, bem como para o aumento da estabilidade do setor industrial e de serviços, da produtividade, prevenção e da segurança.