Endodontia (Tratamento de Canal)

Endodontia é a especialidade daodontologia responsável pelo estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afligem. Popularmente conhecido como tratamento de canal.

Em casos de alterações por cárie, fratura dentária, trauma dentário,trauma ortodôntico, lesão endo-periodontal, necessidade protética e outras patologiasendodônticas, o tratamento endodôntico (tratamento de canal) está indicado, visando à manutenção do dente na cavidade bucal e a saúde dos tecidos periapicais.

O sintoma característico quando a polpa está viva, no entanto inflamada, é a dor espontânea, quando o dente começa a doer sem estímulo, latejando, sem localização exata e aumenta com o calor. Quando a polpa esta morta, geralmente a dor é bem localizada, principalmente ao mastigar. O paciente também pode relatar sensação de peso no dente quando abaixa a cabeça.

O tratamento é indolor, pois é utilizado anestesia. Às vezes, nos casos em que a polpa esta morta, nem é preciso anestesiar. Pode haver apenas o desconforto por permanecer muito tempo com a boca aberta, o tratamento dura em torno de uma hora e meia.

Não é comum sentir dor após o tratamento, o que pode ocorrer nas primeiras 48 a 72 horas é a sensação dolorosa da aplicação da anestesia e da manipulação do dente, que normalmente é resolvida com a prescrição de analgésicos.

O dente é um bem de valor inestimável e muitas vezes mesmo danificado por cáries ou traumatismos diversos, podem ser salvos com tratamentos endodônticos adequados. Caso o tratamento não seja realizado, poderá se desenvolver uma lesão na região apical, como infecção na raiz e nos tecidos vizinhos, o que poderá causar dor intensa, inchaço, febre e bacterema (bactérias na corrente sanguínea), assim, a extração será a única solução.

Na Clínica Odontologica Adil nossa equipe conta com profissionais especializados nesta área, onde realizamos o tratamento de canal em uma única sessão.