SERVIÇOS

 

Disfunção Temporomandibular

Disfunção Temporomandibular

Tratamento da Disfunção da Articulação Temporomandibular (ATM)
A Articulação Temporomandibular:

É a articulação que permite o movimento de abertura e fechamento da boca, assim como a lateralização e protusão da mandíbula durante a fala, a mastigação ou a deglutição.

As causas mais freqüentes da disfunção da ATM são: má oclusão (mordida inadequada), traumatismos (pancadas), excessiva abertura da boca, frouxidão ligamentar, e outros.

Os sinais e sintomas que podem aparecer são: dor de cabeça, zumbido, ouvido entupido, estalidos ao abrir e fechar a boca, dos na musculatura do rosto, principalmente masseter, dor de fundo de olho, entre outros.

Para se obter um diagnóstico preciso da Disfunção Temporomandibular, é necessário uma avaliação dos hábitos, postura, possíveis má-formações e traumas ocorridos.

O tratamento da Disfunção da Articulação temporomandibular:

O tratamento poderá ocorrer com o uso de medicamentos, aparelhos fixos ou móveis, placa interoclusal, e com o auxílio da fisioterapia através de laser de baixa intensidade, tens, Fes, ultra-som, fonoforese, crioterapia, exercícios, educar a postura, dieta mole, etc.
A Placa de mordida:

É um aparelho confeccionado em acrílico ou acetato que é colocado sobre os dentes e que apresenta duas funções principais: a primeira é a de proteger os dentes de se desgastarem; a segunda é a de aliviar as articulações temporomandibulares.