SERVIÇOS

 

Clareamento a Laser

Clareamento a Laser

O clareamento dental a laser é um processo que retira os pigmentos do esmalte e dentina dos dentes, através de um gel específico para estética bucal, que tem seu efeito potencializado e acelerado através da incidência da luz do laser led.

Clarear os dentes faz parte da rotina hoje dos centros de tratamento odontológicos. Como importante elemento estético, identificamos uma pessoa especial quando o sorriso é atraente e brilhante. Ter os dentes mais brancos fornece diferencial para as pessoas. Um sorriso branco chama muito a atenção em qualquer ocasião. Por isso, o clareamento estético bucal é cada vez mais um importante componente da saúde bucal. Na face, um dos elementos de maior destaque na estética.

Hoje o tratamento é moderno, simples, rápido e novas técnicas podem ser aplicadas na grande maioria das pessoas (a partir os 10 anos de idade). O grau de clareamento varia de acordo com certas características pessoais, tais como: idade, integridade, tonalidade dos dentes e a causa do escurecimento. As manchas acinzentadas e idade avançada são as maiores dificuldades.
A técnica não clareia restaurações e nem próteses.

O tratamento de clareamento a laser é totalmente seguro, rápido, eficaz e duradouro, com excelente relação custo-benefício. Faremos, antes de tudo, uma avaliação dos tecidos bucais, sendo eles: os dentes, a gengiva, a língua e a mucosa interna, para fazer a indicação correta. No dia do procedimento serão realizadas a profilaxia e a remoção de tártaro, caso haja.

O clareamento dental se inicia com uma aplicação de LASER terapêutico nos dentes, para uma melhor resposta ao tratamento, após a aplicação do gel e ativação do mesmo, sendo repetido durante a sessão. No retorno, avaliaremos o resultado do clareamento e, se necessário, faremos novamente o procedimento.

Meus dentes podem ser clareados?

Sim. Qualquer pessoa pode ter seus dentes clareados, desde que eles estejam íntegros, sem muitas restaurações.

Como funciona o clareamento dental?

As moléculas dos géis oxidantes (liberadores de oxigênio) penetram na intimidade do esmalte e da dentina, liberando oxigênio que, por sua vez, "quebra" as moléculas dos pigmentos causadores das manchas.

Posso fazer sozinho ou preciso ir ao dentista?

Não é recomendado clarear os dentes sem orientação profissional. Seja no consultório ou em casa, sempre deve haver monitoramento do dentista. No caso do laser, tampouco, só pode ser manipulado por um profissional qualificado.

Os produtos usados no clareamento são seguros à saúde de um modo geral?

Sim. Como outros produtos e medicamentos usados na Medicina e Odontologia, se usados corretamente conforme orientação, os produtos usados no clareamento não promovem nenhum prejuízo à saúde geral.

Eles provocam danos à gengiva?

Não, desde que o paciente faça tratamento supervisionado e não use produtos vendidos pela TV ou em supermercados. O dentista confecciona uma moldeira individualizada que cobrirá somente a superfície dental, evitando, assim que o agente clareador tenha contato direto e contínuo com a gengiva.

O dente clareado fica enfraquecido?

Não. A estrutura dental não é afetada.

O clareamento altera as restaurações já existentes?

Não. Mas o paciente precisa saber que talvez tenha de trocar ou retocar as restaurações antigas: uma vez que as restaurações não sofrem ação dos clareadores, parecerão mais escuras frente aos dentes clareados, causando desarmonia estética.

Posso fazer clareamento em qualquer idade?

Sim. Não há contra-indicação específica quanto a idade. A partir dos 10 anos, é aceitável.

O dente clareado pode escurecer novamente?

Sim. Mas nunca como era antes. Após 1 ou 2 anos pode haver a necessidade de uma manutenção que é feita em 2 ou 3 noites. Depende do cuidado individual da saúde bucal. Fumantes, por exemplo, tendem a escurecer em um tempo mais rápido.

Quais as contra-indicações do clareamento doméstico?

Por precaução, deve-se evitar o tratamento em gestantes e lactantes.