Gengivite

As gengivas são formadas por tecidos macios e envolvem a parte inferior dos dentes (chamada raiz dental). Cuidar das gengivas é tão importante quanto cuidar dos dentes.

A gengivite é uma infecção das gengivas. É causada pela placa bacteriana, uma película aderente que e acumula sobre a superfície dos dentes e das gengivas, e que produz ácidos e toxinas que podem fazer com que as gengivas sangrem, inchem ou se avermelhem.

Com o decorrer do tempo, a gengivite pode fazer com que as gengivas se retraiam, separando-se dos dentes, e que sejam formadas bolsas entre ambos. Essas bolsas podem se transformar em depósitos de germes, que podem debilitar o tecido ósseo no entorno do dente.

A gengivite é comum. Muitas pessoas têm alguma forma incipiente da enfermidade, que pode ser tratada com uma boa higiene bucal. Entretanto, se a gengivite for ignorada, pode debilitar o tecido ósseo ao redor dos dentes e fazer com que estes se afrouxem e, com o tempo, caiam.

Muitas pessoas não sabem que têm gengivite. Por isso é importante que você visite periodicamente o seu dentista para fazer limpezas e controles.

Alguns sinais precoces da gengivite

Gengivas avermelhadas ou inchadas que sangram ao escovar os dentes ou passar fio dental.

- Estas são formas incipientes de gengivite que, em geral, podem ser tratadas com uma boa higiene bucal.

Dor e hipersensibilidade dental.

- As gengivas retraídas e separadas dos dentes podem fazer com que estes sejam hipersensíveis a comidas ou bebidas frias ou quentes.

Mau hálito persistente.

Dentes adultos frouxos ou com espaço entre eles, mudanças na forma em que os dentes se acomodam ao fechar a boca.

- Esta é a forma mais grave de gengivite, chamada periodontite.

Alguns conselhos práticos para prevenir gengivite

Escove os dentes e as gengivas. Limpe o espaço entre os dentes com fio fental.

- Preste especial atenção aos molares. É mais provável que tenham mais placa bacteriana porque são mais difíceis de serem alcançados.

Troque a sua escova de dentes a cada 3 meses.

- As cerdas desgastadas eliminam menos placa dos dentes.

Se as suas gengivas estiverem sangrando, não deixe de escovar os dentes nem de passar o fio dental.

- Utilize uma escova de cerdas suaves para não ferir as gengivas. Venha para a Clínica Adil se suas gengivas continuarem sangrando.

Visite o seu dentista periodicamente para fazer limpezas e controles.

- Informe se estiver grávida ou se tem diabetes, já que é mais difícil para o organismo combater a gengivite nesses casos.

Olhe suas gengivas no espelho frequentemente.

- Verifique se há mudanças na cor ou na textura. Venha para o Dentista se achar que tem gengivite.

Em resumo...

A gengivite é uma infecção que pode afetar as gengivas e o tecido ósseo que as rodeia.

Começa quando os germes da placa fazem com que as gengivas inchem e fiquem avermelhadas e, de vez em quando, sangrem.

Você pode prevenir a gengivite escovando os dentes e passando fio dental três vezes ao dia.

Muitas pessoas não sabem que têm gengivite, por isso é importante que você visite o dentista periodicamente.

Para obter mais orientações sobre prevenção da gengivite, venha para a Clínica Adil.